O câncer de colo de útero tem cerca de 17 mil novos casos todos os anos no Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), do governo federal, e é a terceira maior causa de morte de mulheres por câncer no país.
Também chamado de câncer cervical, ele é causado pela infecção de alguns tipos do chamado HPV (Papilomavírus humano), que é bastante frequente e na maioria das vezes não causa sinais e sintomas. No entanto, em alguns essas alterações celulares podem evoluir para câncer. O desenvolvimento da doença é lento, podendo não apresentar sintomas em estágio inicial, mas, depois, pode surgir sangramento vaginal intermitente ou após relação sexual, além de dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
A prevenção ocorre através do uso de preservativos na relação sexual, e, periodicamente, a realização do exame preventivo, chamado de papanicolau. A detecção precoce faz toda a diferença no tratamento.
No Brasil, o Ministério da Saúde implementou a vacina tetravalente contra o HPV, indicado para meninas e meninos de 9 à 14 anos de idade.
Quer saber mais sobre saúde? Acompanhe as redes sociais do Grupo Castelli!
#grupocastelli #valedoparaiba #planodesaude #segurosaude #segurodevida #planoodontologico #planocorporativo #taubate #planodesaudetaubate #cacapava #pinda #sjc #beneficios #beneficioscorporativos #guarulhos #mogidascruzes #altotiete #tremembe #guaratingueta