Consciência Corporal: Um conceito de vida!

”Não temos um corpo. Somos um corpo. Atente-se ao seu”. Thais Nogueira, Bailarina

Consciência corporal é a capacidade de auto-conhecer seu corpo e suas condições físicas. É importante saber como nosso corpo funciona e quais são as suas limitações. É ter consciência do que seu corpo pode realizar e de que forma, quando em movimento. É ter o corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade.

Ter consciência corporal significa tomar consciência do nosso corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos. A importância de termos consciência corporal é que podemos trazer mais energia e saúde para nossas vidas, consequentemente, mais qualidade de vida. Ao termos consciência do nosso corpo corrigimos os erros e melhoramos nossas habilidades e condições físicas. Muitas doenças surgem por fazermos nosso corpo aguentar mais do que ele é capaz.
Ao conhecer os limites do nosso corpo, estamos evitando doenças e escolhendo atividades físicas que nos darão mais prazer, pois o sedentarismos não é uma escolha possível para quem almeja uma vida saudável e de qualidade

O conhecimento adequado do corpo engloba a Imagem corporal e o Conceito corporal, que podem ser desenvolvidos com atividades que favoreça:

- conhecer do corpo como um todo;
- conhecer do corpo segmentado;
- controle dos movimentos globais e segmentados;
- equilibrar estático e dinâmico;
- expressar corporal harmônico.

A consciência corporal pode ser ampliada por exercícios mais específicos, entre eles:

Pilates: Proporciona o alongamento e o fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de corrigir a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. Outra proposta do Pilates é oferecer uma nova maneira de se relacionar com o mundo.

Yoga: A ioga modela a mente e refina o espírito. Ela estimula o equilíbrio, força, bons hábitos e pensamentos positivos. Prepara a mente para despertar a consciência do corpo como uma unidade.

Método Belong: Uni posturas de ioga e Pilates, aos elementos da dança moderna e do Ballet clássico. É mais vigoroso que o Pilates e a ioga e promete, além dos benefícios de saúde e relaxamento, acelerar o metabolismo e deixar glúteos e coxas mais bonitas.

Finalizando, consciência corporal é uma escolha de vida, aliás sua melhor escolha para um futuro longo e saudável!

Fonte: Viva Integral

LOCALIZAÇÃO
  • Avenida Frei Ângelo Maria, 117
    CENTRO - Taubaté-SP / CEP 12080-070
  • (12) 3432-2023
  • saude@castelliseguros.com.br
  • SKYPE: castelli_@outlook.com
NEWSLETTER
  • Facebook Castelli Instagram Castelli
GRUPO CASTELLI © Todos os direitos reservados
Pentaxial