Lesões Esportivas – Como ocorrem e como preveni-las

Se você já praticou um esporte, a chance de ter sofrido uma lesão sem nem notar é grande. Isso porque inúmeros fatores aumentam a chance de uma lesão, principalmente se você for um praticante amador, que não tem orientação adequada para cada atividade física.

Essas lesões nada mais são do que contusões decorrentes das práticas esportivas. “Vários aspectos estão relacionados ao risco de lesões esportivas, desde o tipo de atividade física ou esporte praticado, o condicionamento físico do praticante, o uso de vestimentas e equipamentos adequados, o conhecimento da atividade física praticada, o histórico de lesões prévias, a frequência e a intensidade em que é praticada a atividade, e até mesmo o nível competitivo de um dado evento esportivo”, o médico radiologista especialista em  Diagnóstico por Imagem pelo DASA, Dr. Marcos Magalhães Madureira.

No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.

Mas quais seriam as práticas esportivas mais suscetíveis a contusões? “Dentre os esportes, os que mais apresentam esse risco estão os coletivos e de contato, dentre eles o futebol, o basquete, o handebol, o vôlei e as lutas em geral”, conta o Dr. Marcos.

Evitar esse tipo de problema não é tão complicado quanto parece. “Antes de iniciar a prática de qualquer atividade física é recomendável fazer uma avaliação médica, sobretudo quem é sedentário ou está afastado há algum tempo”, aconselha. É importante buscar orientação especializada de um educador físico ou profissional da área de medicina esportiva. Essas medidas fazem a pessoa desfrutar dos benefícios do esporte sem se expor a riscos maiores”, conclui o médico radiologista.

CUIDADO EXTRA

Caso sofra algum tipo de lesão, procure imediatamente o ortopedista. Ele fará uma avaliação clínica, analisará a necessidade de exames complementares, como raios-x, tomografia computadorizada e a ressonância magnética, método mais avançado e valioso no diagnóstico e na avaliação das lesões esportivas.

Você sabia?

A grande exposição ao estresse mecânico inerente à atividade física causa lesões frequentes em atletas profissionais de alto rendimento. No entanto, o mais curioso é que os praticantes amadores são os mais susceptíveis às lesões esportivas, seja pela frequência e intensidade inadequadas dos famosos “atletas de fim de semana”, seja pela prática equivocada e inadvertida de atividades que, muitas vezes, requerem conhecimento técnico mais apurado como lutas, hipismo, tênis, etc. Os membros inferiores, principalmente as articulações dos joelhos e dos tornozelos, são as partes lesionadas com maior frequência.

Fonte: Blog Delboni

LOCALIZAÇÃO
  • Avenida Frei Ângelo Maria, 117
    CENTRO - Taubaté-SP / CEP 12080-070
  • (12) 3432-2023
  • saude@castelliseguros.com.br
  • SKYPE: castelli_@outlook.com
NEWSLETTER
  • Facebook Castelli Instagram Castelli
GRUPO CASTELLI © Todos os direitos reservados
Pentaxial